Maquiagem ou Mentiragem?

Tenho visto um post circulando nas redes intitulado: “Formas de mentir com a maquiagem”. A chamada ainda diz que uma das fotos é “fatal”. Se trata de vários projetos “Antes x Depois” de mulheres de diferentes etnias, biotipos, tons de pele etc. O que me deixou bem incomodada foi a ideia subjetiva da matéria. O texto não tratava sobre como a maquiagem realça a beleza, os traços e feição.

Nem como a maquiagem pode transformar a autoconfiança, autoestima e amor próprio. Não era sobre como a maquiagem devolve a visão da mulher sobre si mesma. Seu título dizia: Formas de como ENGANAR com maquiagem.

 

Loira sem maquiagem-dicas-de-maquiagem

loira-maquiagem-dicas-de-maquiagem

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu não acho que é enganação quando você realça sua beleza, seus pontos fortes, aquilo que gosta em si com maquiagem. Uma vez que ainda é você por baixo daquela base, blush ou o que quer que seja, não vejo porque chamar de enganação.

Ora, então é enganação quando nos vestimos pois escondemos diversas marcas que todos, homens e mulheres, carregam na pele. Ah, as marcas!

Os antes das fotos realçam e mostram essas marcas. Marcas da idade, do sol, de expressão. Marcas que revelam experiência, sorrisos, aprendizado. Quem foi que disse que isso é feio? Toda mulher deveria se ver nua num espelho de corpo inteiro e prestar bem atenção em tudo que vê ali. Ver o que gosta, e entender o que não gosta – e porquê não gosta. Se amar, acima de tudo, e valorizar cada marquinha que lá existe. Pessoas que dizem que a maquiagem, as roupas, o tratamento de cabelo é propaganda enganosa é quem de fato engana.

 

12360166_852539978196586_6645290592960218460_n                                                      12359835_852540018196582_7816502976232234717_n

 

Engana porque ou procura superficialidade em seus relacionamentos em geral, valorizando apenas a beleza ditada pelos padrões embutidos em nossa cultura, ou porque tira a liberdade de cada um ser e se apresentar como bem quiser. Exigem de algo belo naturalmente uma padronização fabricada. Querem perfeição de algo que já é perfeito a sua maneira. E querem ainda que nós não nos amemos, nos enfeitemos ou nos realcemos sem levar diversos rótulos cretinos por isso.

Sinceramente!?

Vi nas diversas fotos mulheres deslumbrantes em seus “Antes x Depois”. Vi no “Antes” belezas natas de quem vive, sorri e chora, de quem dorme e acorda linda todo dia, a cada dia, depois de um banho, de um café e de uma chuva.

E vi no “Depois” que, por incrível que pareça, essas mulheres conseguem realçar a beleza ainda mais, atenuando traços, cores, contornos e evidenciando aquilo que as fazem singulares dentre tantos rostos.

Juliana Cremonine

“Não vejo enganação. Vejo arte.”

 

Sobre a Autora
Juliana Cremonine Maquiadora Profissional

Comentar no Facebook

Comentar no Blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *